quinta-feira, 21 de abril de 2011

PORQUE SOFREM OS ÍMPIOS E OS JUSTOS SÃO AFLIGIDOS (Parte I)

Paz do Senhor irmãos! Esta semana estive preparando uma pregação para ministrar na igreja e o Espírito Santo me inspirou a ministrar sobre um assunto que poucos compreendem. Quais os motivos dos sofrimentos dos ímpios e porque os Justos são afligidos? Primeiramente quero esclarecer que esse estudo visa mostrar as aflições e sofrimentos no âmbito espiritual. Por que digo isso? Bom se observarmos o que Salomão nos escreveu em Ec 9.2-3, poderemos tirar uma grande lição desse texto e evitar que acreditemos, como alguns por desconhecimento teológico e outros mesmo pelo mal de perverter a Palavra, acabem atribuindo quase todas as coisas as obras do diabo. Acabam espiritualizando coisas que não devem. Ora, como diz a Palavra, tudo sucede, tanto a ímpios, como a justos. Sabemos assim que grande parte das coisas que acontecem fazem parte do curso natural das coisas aqui na terra, sofrem os justos como os ímpios, tanto em desastres, como em oportunidades. Devemos assim saber distinguir quando os acontecimentos ocorrem por força espiritual e outras pelo curso natural das coisas. Quero tratar alguns pontos, de forma alguma pretendo dizer que essas são as únicas hipóteses que levam os ímpios ao sofrimento, assim como os justos, a bíblia nos alerta em milhares de pontos que devemos vigiar e seguir, e sobre isso quero tratar agora. Separei em dois tópicos para facilitar e quero começar descrevendo:

POR QUE SOFREM OS ÍMPIOS?

1. (Por causa da iniqüidade) – A falta de amor as coisas de Deus traz sofrimento ao ímpio, sua maldade e indiferença com Deus, suas obras más, seus tropeços e laços os deixam vulneráveis, assim como está em - Sl 107.17 – “Os loucos, por causa da sua transgressão, e por causa das suas iniqüidades, são aflitos”.

2. (Trazer o ímpio ao arrependimento e conhecimento da justiça) – Deus na sua onisciência sabe como trazer as pessoas para o conhecimento da verdade e muitas das vezes, nosso Senhor necessita usar a dor e sofrimento para quebrantar o coração no homem afim de que ele se arrependa, assim como está em - Is 26.9 – “Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores do mundo aprendem justiça”.

3. (Por causa do amor as coisas materiais, o egoísmo traz dores) –. O amor aos bens dessa terra traz sofrimento aos ímpios, primeiro que o dinheiro domina suas mentes, traz sensação de poder que alguns têm, mas não descansam por causa disso com medo a todo o momento de serem passados para traz, outros pela ganância e desprezo as mazelas alheias, como Deus se agradaria disso? Paulo disse em 1Tm 6.10 – “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” Em PV 17.23 – “O ímpio toma presentes em secreto para perverter as veredas da justiça” e em Pv 16.8 – “Melhor é o pouco com justiça, do que a abundância de bens com injustiça” Observemos ainda que o crente não deve amar essas coisas também, vejamos nesse texto de 1Jo 3.17 – “Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?”.

4. (Pela amizade ao mundo, pela comunhão com o mundo e palas coisas más dela) - Um dos maiores problemas da humanidade e a falta de amor pelas coisas de Deus. A amizade com o mundo faz separação entre o homem e Deus. Assim vivem os ímpios, apenas no prazer da carne, seguindo o caminho dos injustos, amando mais as coisas más do que o bem, prostituíndo-se, sendo egoísta a sua própria concupscência, armando ciladas aos justos, vivendo com os escarnecedores e detratores da verdade, isso traz grande sofrimento aos ímpios por causa da Justiça de Deus. Tiago exemplificou bem o que Deus quer nos passar sobre fidelidade - Tg 4.4 – “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.

5. (O amor pelo mundo, pelas coisas do mundo) – Muitas pessoas simplesmente se entregaram as paixões da carne, o mundo pecaminoso vive dentro delas, são escravas do diabo, amarrados em seus laços, cegas de vista e entendimento. O mundo festivo, as baladas, as novelas, as pornografias, homossexualismo, prazer em ver e praticar tais obras mortas e abomináveis, tudo os envolve, tudo os domina, mas são vazios, frustrados, depressivos, não são consolados como nós, não cheios de alegria como o povo de Deus, mesmo na sua abundância a depressão os domina, são tragados pelo inimigo, porque o mundo e sua concupiscência os consomem por dentro e suas obras não se firmam. Deus sempre alertou ao homem quanto a isso, em buscar as coisas do alto, as coisas santas, pois nisso se agrada Jesus, mas aqueles que se afastam, não têm o amor do Pai. 1Jo 2.15-16 – “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.”

6. (Por causa da arrogância, da iniqüidade, da soberba) – O que pode mais aborrecer a Deus do que a soberba dos homens? A suposta independência deles? Que são os homens? NADA, mas se intitulam dominadores e ousadamente levantam suas vozes contra aos céus, desafiam ao Criador, Ai desses pequeninos, são descobertos pela proteção de Deus. E quando Deus olha e vê um homem soberbo deve se perguntar, quem é esse com olhos altivos? Que poder há nesse para que levante sua voz contra os céus? Deus quando vê algo assim se lembra de Satanás e sua rebelião e lembra que ele é Deus e o homem é pó da terra. Dessa maneira, suas aflições são incalculáveis, suas dores se multiplicam por não amarem a Deus, por não se arrependerem dos seus maus caminhos. E o Senhor anuncia sua abominação a estas coisas, assim como está em Is 13.11 – “Visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniqüidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos” Veja o que está escrito em PV 6.17. Deus aborrece olhos altivos.

7. (Ímpio sofre por não aceitar a Jesus, rejeitar a Deus, fica sujeito a Satanás) – Último ponto que quero tratar aqui é o mal de toda a sociedade humana. Estão longe de Deus, longe da proteção divina, longe do amor do Pai, distantes da misericórdia do Senhor. Satanás tem legalidade sobre essas pessoas para os afligirem sem piedade, os engane de dia e de noite, no fim eles vêem que não são nada, não tem nada, são apenas miseráveis escravos do inimigo. Sl 32.10 – “O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no Senhor a misericórdia o cercará”.

Deus abençoe a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário